Topo

Diário inédito de Salvador Dalí será leiloado

O artista Salvador Dalí - Fundación Gala-Salvador Dalí/Divulgação
O artista Salvador Dalí Imagem: Fundación Gala-Salvador Dalí/Divulgação

Em Paris (França)

20/04/2016 11h38

A casa de leilões Sotheby's vai colocar à venda um diário inédito do pintor Salvador Dalí em uma sessão dedicada ao dadaísmo e ao surrealismo nos próximos dias 26 e 27, em Paris.

Usado por Dalí de 1930 a 1935, o caderno tem um valor estimado entre 40 mil e 50 mil euros (R$ 160.964 e R$ 201.205), indicou nesta quarta-feira (20) à Agência Efe a Sotheby's.

Entre os 33 desenhos originais do diário, destacam-se um autorretrato do pintor acompanhado de sua musa, Elena Gala, e do escritor surrealista René Crevel, além de outros que poderiam ser estudos, como "O Cavalheiro da Morte". Suas 42 páginas reúnem, com uma letra minúscula nas cores vermelha e preta, críticas, impressões artísticas, despesas cotidianas, e comentários sobre questões como a técnica dos "corpos excelentes".

Os papéis serão leiloados junto a outras peças - vindas da biblioteca particular R. & B.L. - entre elas os manuscritos do poeta francês Paul Éluard, ilustrados por Pablo Picasso, e um raro exemplar de um álbum de fotos de Man Ray.

Os livros, os desenhos originais, as fotografias e as obras dedicadas de André Breton, René Magritte, Joan Miró e Max Ernst, entre outros, refletem os vínculos de amizade entre os grandes nomes do movimento dadaísta e surrealista. Um dos objetos dos catálogos é um postal enviado por Picasso a Éluard, e assinado por um grupo que inclui a amante do pintor, Dora Maar, na qual pode ler-se: "Aqui queremos nossos amigos".

Em outra amostra de afeto, o livro que Ernst presenteou Dalí e Elena - previamente esposa de Éluard e amante de Ernst - inclui uma dedicatória conjunta com Man Ray que diz: "de todo o coração".