Topo

Pelé é tema de exposição no Museu da Moda do Chile

14/04/2016 20h09

Santiago do Chile, 14 abr (EFE).- Camisas históricas, as chuteiras usadas na Copa do Mundo de 1970, um passaporte e até a bola com a qual Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira são algumas das valiosas peças em exibição em "Pelé, o Rei do Futebol", uma mostra aberta nesta quinta-feira no Museu da Moda do Chile.

A exposição é composta por alguns objetos pessoais inéditos do ex-jogador e outros históricos, como a camisa com a qual ele se despediu da seleção brasileira em 1976, além da bola com a qual marcou o gol 1.000 de sua carreira em 1969, no Maracanã.

De acordo com o museu chileno, foi a "transcendência da lenda viva" do futebol, em completou 75 anos em 2015, que motivou a mostra, que é similar a outras já realizadas pelo centro cultural sobre futebol, como a que lembrou a Copa do Mundo de 1962, no próprio Chile, e a organizada em 2014 para apoiar a participação da seleção do país no Mundial do Brasil.

"O Museu da Moda está sempre preocupado em resgatar o legado histórico e patrimonial do esporte. Por isso, parte de nossa coleção sobre o Pelé inclui objetos, peças de roupas esportivas e pessoais, que marcam sua importante trajetória", afirmou o presidente da fundação Museu da Moda, Juan Yarur, em comunicado.

"Com essa exposição queremos reafirmar nossa preocupação com o esporte, com o resgate da história e seu significado na cultura popular de nossa sociedade", acrescentou Yarur.

A mostra, que foi construída com artigos obtidos por doações e aquisições em leilões, estará aberta ao público até o próximo dia 23 de maio.