Topo

Bruce Springsteen cancela show na Carolina do Norte por lei discriminatória

08/04/2016 17h50

Nova York, 8 abr (EFE).- O cantor Bruce Springsteen anunciou nesta sexta-feira que suspenderá sua apresentação em Greensboro, na Carolina do Norte (Estados Unidos), como protesto pela aprovação nesse estado da polêmica lei que obriga o uso dos banheiros públicos de acordo com o sexo de nascimento.

"Com todas minhas desculpas aos fãs de Greensboro antes de tudo, cancelamos o show marcado para este domingo. Algumas coisas são mais importantes que o rock e a luta contra os preconceitos e o fanatismo é uma delas", anunciou Springsteen em comunicado.

O artista de Nova Jersey quis assim mostrar sua "solidariedade" com os afetados pela denominada lei HB2 de "instalações públicas, lei de privacidade e segurança".

A medida impede os governos locais de fixarem suas próprias normas contra a discriminação sexual e reverte uma ordenança da cidade de Charlotte a favor dos transgêneros.

A lei estadual, que entrou em vigência com a assinatura do governador Pat McCrory em 23 de março, já foi alvo de processo por parte de organizações civis.

"Essa lei dita aos transexuais que banheiro usar e permite o ataque aos cidadãos LGBT, dos quais tira uma arma para defender-se da discriminação no ambiente de trabalho", ressaltou Springsteen.

"No meu ponto de vista, é uma tentativa de tirar direitos e progresso", acrescentou o músico americano, que garantiu que decidiu cancelar o show "tendo tudo isso em conta".

"É a arma mais potente que tenho para alçar minha voz em oposição a uma medida impulsionada por aqueles que querem ir para trás ao invés de seguir adiante", destacou.

A organização do show anunciou que reembolsará o custo do ingresso para os fãs de Springsteen que já o tinham adquirido.