Topo

Argentino Eduardo Sacheri ganha prêmio Alfaguara com "La noche de la usina"

05/04/2016 14h20

Madri, 5 abr (EFE).- O escritor, roteirista e professor argentino Eduardo Sacheri (Castelar, 1967) ganhou nesta terça-feira o Prêmio Alfaguara 2016 de romance pela obra "La Noche de la Usina".

O júri do prêmio, no valor de 154 mil euros, foi presidido pela escritora e acadêmica Carme Riera e composto por Michi Strausfeld, Carlos Zanón, Sara Mesa, Mercedes Corbillón e Pilar Reyes (com voz, mas sem voto).

O romance vencedor, apresentado sob o título de "XXXX" e com o pseudônimo de Alfredo Álvarez, conta uma história que se inicia em um povo perdido da província de Buenos Aires, durante a crise econômica que resultou o corralito bancário de 2001.

Na história, um grupo de homens se propõe a juntar dinheiro suficiente para adquirir espaços abandonados em um prédio agroindustrial. No entanto, antes de iniciar o projeto, uma fraude os faz chegar ao fundo do poço.

"La noche de la usina" narra uma merecida vingança coletiva realizada durante uma noite que ficará na lembrança, protagonizada por um grupo de perdedores heróicos em uma história quixotesca, comovente e profundamente humana, segundo o júri.

Sacheri, formado em História e professor universitário e de ensino médio, é o autor de "O segredo dos seus olhos", romance que foi levado ao cinema em 2005.

Além disso, fez o roteiro da animação "Um Time Show de Bola", que recebeu um Goya em 2014. Entre seus romances figuram "Aráoz y la verdad" (2008), "Papeles en el viento" (2011) e "Ser feliz era esto" (2014).

O autor tem obras traduzidas para 20 idiomas, colabora em jornais e revistas nacionais e internacionais e suas histórias foram incluídas pelo Ministério da Educação argentino em suas campanhas de incentivo à leitura.

Esta edição do Prêmio Alfaguara recebeu 707 candidaturas, das quais 303 procediam da Espanha, 108 do México, 96 da Argentina, 82 da Colômbia, 54 dos Estados Unidos, 34 do Peru, 16 do Chile e 14 do Uruguai.