Topo

Barcelona recebe evento de cinema em homenagem à independência do Cazaquistão

04/04/2016 01h34

Barcelona, 4 abr (EFE).- A cidade de Barcelona recebe até o próximo dia 30 de abril um ciclo de cinema do Cazaquistão produzido nos dois últimos anos coincidindo com o 25º aniversário da independência deste país que pertenceu à extinta União Soviética.

A mostra divulga a indústria cinematográfica do Cazaquistão, que nos últimos anos cresceu em nível internacional, sobretudo depois da apresentação do filme Uroki garmonii (Lições de Harmonia), de Emil Baigazin, no Festival de Berlim de 2013.

"O cinema cazaque interessa porque responde a uma cultura específica e a uma situação econômica e política que mudou muito desde a independência", disse à Agência Efe a diretora de Cultura e Exposições do consórcio público espanhol Casa Asia, Menene Gras.

Gras apontou que a cultura cinematográfica deste país bebe de seu passado soviético, onde o cinema se descobriu como um potente meio de comunicação de massas.

Hoje em dia, segndo ela, o Cazaquistão vê o cinema como um meio para construir uma identidade como país e para "comunicar e mostrar como é" fora de suas fronteiras.

Gras atribuiu a evolução das produções cazaques durante os últimos anos ao investimento feito pelo governo, que está promovendo este setor para que se torne competitivo em nível internacional.

"O Cazaquistão é um país muito rico em recursos, e já que conseguiu administrá-los de forma autônoma e consolidar sua economia, pôde dedicar os recursos a outros âmbitos como a cultura", explicou.

O ciclo barcelonês consta de sete longas-metragens de ficção e dois documentários produzidos em 2014 e 2015, com títulos como "Tent", de Kenjebek Shaikakov; "The Voice of the Steppe", de Ermek Shinarbaev, e "Kenzhe (Little Brother)", de Ermek Tursunov, entre outros.

Os organizadores do evento são Casa Asia, a Embaixada do Cazaquistão na Espanha, Kabakonilm, Kazakh-Spanish Association e Cinemes Girona.