Topo

"Transformers" de ferro-velho atraem adultos e crianças a mostra na Croácia

02/04/2016 06h15

Vesna Bernardic.

Zagreb, 2 abr (EFE).- Com oito metros de altura e 2,5 toneladas cada um, diversos Transformers gigantes de ferro-velho foram criados pelo artista montenegrino Danilo Baletic e expostos em uma praça de Zagreb, na Croácia.

O jovem artista, de 23 anos, não monta os personagens apenas para realizar o sonho de dar vida aos famosos robôs dos desenhos e do cinema. Também há a missão de alegrar crianças e adultos e servir como uma espécie de "protetor do meio humano".

Oito desses gigantes de metal estão expostos "em tamanho natural" em uma mostra ao ar livre na praça Franjo Tudjman, perto do centro urbano da capital croata.

O trabalho já passou por outras cidades balcânicas e, depois de Zagreb, os impressionantes eco-robôs farão uma turnê internacional, segundo o artista.

"Tudo começou há uns três anos, quando estive em um grande ferro-velho em Podgorica. Os Transformers eram meus brinquedos favoritos quando era criança. Eu os colecionava e sempre sonhava em tê-los no tamanho original", contou Baletic à Agência Efe por telefone, de Montenegro.

Agora que ele teve o sonho realizado, sua arte atrai tanto crianças como adultos, segundo os próprios visitantes da exposição gratuita. De acordo com o artista, sua maior satisfação é quando observa as expressões das crianças fascinadas.

Além dos oito robôs ecológicos expostos em Zagreb, o jovem artista fez um maior ainda, de 14 metros e 20 toneladas, exposto em Podgorica, capital de Montenegro.

Apesar de ter se inspirado nos brinquedos que tinha e nos filmes quando criança, Baletic montou Transformers diferentes, criações próprias e originais. Outro detalhe é o fato de serem feitos de materiais reciclados, com uma missão e uma mensagem ecológica.

"Transformam o lixo em algo bonito e podem transformar a sociedade. A mensagem é que o planeta Terra está em perigo. Se nós, os humanos, continuarmos assim, o planeta não aguentará. Os bons robôs alertam os robôs maus e os homens para que não desperdicem mais os recursos", explicou.

Para cada escultura, feitas com grande precisão e detalhes técnicos, o artista diz precisar de cerca de três meses até a conclusão da obra.

Sobre a notícia divulgada pela imprensa croata de que o ator Arnold Schwarzenegger teria adquirido seus Transformers, Baletic evitou comentar.

"Não posso falar sobre isso. O que posso dizer é que todos os meus Transformers já estão vendidos", disse o artista, que já trabalha na montagem de novos robôs gigantes em sua oficina.