Topo

Família Obama abre Casa Branca para milhares de crianças comemorarem a Páscoa

28/03/2016 15h58

Washington, 28 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, convidaram nesta segunda-feira à Casa Branca cerca de 35.000 crianças e pais para celebrar a Páscoa, em uma tradição centenária da qual foram anfitriões pela última vez.

A celebração anual da Páscoa, que remonta ao ano 1878, é o maior evento anual que a Casa Branca abre ao público, e não é o presidente, mas a primeira-dama quem organiza a festa.

"Esta é sempre uma das minhas celebrações favoritas do ano", disse Obama ao aparecer em uma das varandas da residência presidencial junto a sua mulher e perante os milhares de presentes que lhe esperavam nos jardins.

Por sua parte, Michelle reconheceu que o evento deste ano era "um pouco agridoce", já que, apesar de ser um dia de alegria, lhe entristecia por ser a última Páscoa que passaria na Casa Branca, uma vez que seu marido termina seu mandato em janeiro.

"Se pensamos no que conseguimos nos sete últimos anos, é incrível. Um de nossos objetivos era abrir a Casa Branca a tanta gente de diferentes origens quanto fosse possível", destacou a primeira-dama.

Um ano mais, Michelle Obama aproveitou a ocasião para promover os exercícios físicos e a vida saudável para lutar contra a obesidade infantil, mostrando disposição para brincar, correr obstáculos e até participar da primeira corrida de crianças organizada dentro da Casa Branca.

Acompanhado de seus cachorros Bo e Sunny e de um gigante coelho de Páscoa, Obama usou um apito para dar a largada de uma das corridas.

"Vocês fizeram com que o sol saísse e é algo que apreciamos muito", comentou o presidente americano, já que, apesar da previsão de chuvas, Washington pôde desfrutar hoje de um dia ensolarado.

Os mais sortudos puderam saudar o casal presidencial, que pegou algumas crianças em seus braços e brincou com os mais atrevidos, todos eles vestidos para a ocasião com laços, gravatas e divertidas fantasias.

O pequeno Jack, por exemplo, usava uma gravata borboleta colorida e enormes óculos de sol fluorescentes para entrar pela primeira vez na Casa Branca, embora ele fosse experiente nas corridas de ovos.

"Fiz isto muitíssimas vezes, e sempre me saí bem, mas nunca pude ganhar. Hoje certamente vou ganhar porque pratiquei muito", disse à Agência Efe, após dizer que achou os Obama "muito simpáticos" em seu último ano de mandato.

Landon Turner, de sete anos, viajou da Flórida com seu pai e seus irmãos decidido a "perguntar a Obama como faz para realizar seus sonhos", já que seu objetivo era ser apresentador de notícias quando fosse mais velho.

As crianças podiam conseguir suas entradas para a festa de hoje em uma loteria, mas também estavam presentes os filhos de congressistas, senadores e de celebridades como a cantora Beyoncé, que também compareceu ao evento.

O momento mais esperado por muitas meninas foi a execução do hino nacional, que hoje foi cantado por Idina Menzel, famosa por sua interpretação da trilha sonora do filme "Frozen: Uma Aventura Congelante".

Os shows do rapper Silentó e da banda Echosmith, além de concursos de desenho e de dança, completaram a festa de hoje nos jardins presidenciais.

Também marcaram presença personagens como Bob Esponja, os protagonistas de "Vila Sésamo" e as tropas de "Star Wars", que fizeram a guarda do presidente.

A tradição de convidar crianças à Casa Branca na segunda-feira de Páscoa foi introduzida pelo presidente Rutherford B. Hayes (1877-1881), depois que o Congresso aprovou uma lei que as proibia de brincar nos jardins do Capitólio por temor que causassem danos, e desde então foi realizada anualmente quase sem exceções.