Topo

Entretenimento

Museu de Paris voltará a expor Picasso roubado em 2001 e recuperado nos EUA

AFP Photo
"La Coiffeuse" foi encontrado em encomenda da FedEx listado como item de US$ 37 Imagem: AFP Photo

De Paris

17/03/2016 07h59

O Centro Pompidou de Paris anunciou nesta quinta-feira (17) que "La Coiffeuse" ("A Cabeleireira"), de Pablo Picasso, roubado em 2001 e encontrado em Nova York em dezembro de 2014, voltará a ser exibido no museu no dia 24 de março.

O quadro foi restituído a instituição em 24 de setembro e foi submetido a um minucioso processo de restauração, que durou mais de cinco meses, por ter se deteriorado "pelo roubo e as más condições de conservação" em que ficou durante mais de 13 anos.

O desaparecimento de "La coiffeuse", um óleo sobre tela de 33 por 46 centímetros pintado pelo gênio espanhol em 1911, parte de seu período cubista, foi constatada pela equipe do museu quando foram buscá-lo para um empréstimo em 2001.

O quadro havia sido exibido pela última vez em 1998 em Munique (Alemanha), de onde retornou a Paris e foi guardado no acervo do Pompidou. No momento do roubo a tela era avaliada em US$ 2,5 milhões.

O público poderá voltar a vê-lo na terceira edição da "Museum Live", iniciativa que inaugura a nova exibição de coleções contemporâneas do Pompidou, em que os visitantes poderão falar com profissionais que participaram de sua restauração, assim como com artistas, doadores e colecionadores.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento