Museu de Paris voltará a expor Picasso roubado em 2001 e recuperado nos EUA
O Centro Pompidou de Paris anunciou nesta quinta-feira (17) que "La Coiffeuse" ("A Cabeleireira"), de Pablo Picasso, roubado em 2001 e encontrado em Nova York em dezembro de 2014, voltará a ser exibido no museu no dia 24 de março.
O quadro foi restituído a instituição em 24 de setembro e foi submetido a um minucioso processo de restauração, que durou mais de cinco meses, por ter se deteriorado "pelo roubo e as más condições de conservação" em que ficou durante mais de 13 anos.
O desaparecimento de "La coiffeuse", um óleo sobre tela de 33 por 46 centímetros pintado pelo gênio espanhol em 1911, parte de seu período cubista, foi constatada pela equipe do museu quando foram buscá-lo para um empréstimo em 2001.
O quadro havia sido exibido pela última vez em 1998 em Munique (Alemanha), de onde retornou a Paris e foi guardado no acervo do Pompidou. No momento do roubo a tela era avaliada em US$ 2,5 milhões.
O público poderá voltar a vê-lo na terceira edição da "Museum Live", iniciativa que inaugura a nova exibição de coleções contemporâneas do Pompidou, em que os visitantes poderão falar com profissionais que participaram de sua restauração, assim como com artistas, doadores e colecionadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.