Topo

Agência Efe entrega prêmio de Cultura, uma das vocações da empresa

15/03/2016 14h22

Madri, 15 mar (EFE).- Com a entrega nesta terça-feira da II edição do Prêmio Efe Cultura à escritora e jornalista Julia Navarro, à atriz Irene Escolar e ao Coro Excelentia, a Agência Efe mostrou mais uma vez o protagonismo especial que dá a cultura, "uma aposta contínua e clara" da Agência desde sua fundação.

A vocação, ressaltou o presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, no início do evento de entrega dos prêmios, está nos genes da agência, apesar de os meios de comunicação nunca terem sido "muito generosos com a cultura. "A Efe felizmente, nunca faltou e sempre fez uma aposta contínua e clara por esta 'arma carregada de futuro', como disse o poeta Gabriel Celaya".

A escritora Julia Navarro, a atriz Irene Escolar e a Sociedade Coral Excelentia foram reconhecidas hoje na segunda edição do Prêmio Efe Cultura em um evento presidido pelo chefe interino do governo espanhol, Mariano Rajoy, que destacou que a Efe "é cultura" e um de seus principais "pontais" culturais em espanhol.

"A Efe é cultura, e por isso é tão coerente que hoje tenham sido entregues estes Prêmios Efe Cultura, que reconhecem o talento narrativo de Navarro, a excelência musical do coro e o gênio interpretativo de Escolar", disse Rajoy.

Os premiados, ressaltou, deram todos "motivos para nos sentirmos orgulhosos. Esperamos continuar vendo suas conquistas por muitos anos", acrescentou o presidente de governo espanhol.

Rajoy entregou o prêmio ao diretor da Sociedade Coral Excelentia, Amaro González de Mesa; enquanto José María Vázquez, reitor da Universidade Internacional de la Rioja (UNIR), patrocinadora dos prêmios, entregou a estatueta à jovem atriz Irene Escolar, e a vice-presidente interina, Soraya Sáenz de Santamaría, entregou o prêmio à escritora Julia Navarro.

O evento de entrega dos prêmios coincidiu com a inauguração da Casa de Notícias, nome do Museu da Agência Efe, que apresenta a história através da agência, e divulgando o valioso acervo fotográfico e documental da agência, além de ser um espaço vivo e aberto a outras exposições.

O presidente da Agência Efe encerrou a entrega dos prêmios com uma garantia aos premiados: "Não podemos prometer que os veículos de comunicação abram amanhã com esta notícia, mas ficará para a história em nosso museu e em seu banco de dados".