Topo

Obras de Francis Bacon são roubadas de residência de herdeiro em Madri

Imagem do quadro "Three Studies of Lucian Freud", de Francis Bacon; as autoridades espanholas não divulgaram os títulos das obras roubadas em Madri - Shannon Stapleton/Reuters
Imagem do quadro "Three Studies of Lucian Freud", de Francis Bacon; as autoridades espanholas não divulgaram os títulos das obras roubadas em Madri Imagem: Shannon Stapleton/Reuters

Em Madri (Espanha)

13/03/2016 12h54

Cinco obras de Francis Bacon, um dos artistas contemporâneos mais famosos do mundo, foram roubadas em Madri, da residência de um amigo e herdeiro do pintor irlandês, que morreu na capital espanhola em 1992, informou neste domingo (13) o jornal "El País".

Segundo a publicação, este foi o maior roubo de obras de arte contemporânea ocorrido na Espanha nas últimas décadas.

O proprietário das obras, avaliadas em 30 milhões de euros, de acordo com o jornal, é identificado com as iniciais J.C.B., 59, que recebeu as pinturas como herança do artista.

O roubo, confirmado à Efe por fontes da investigação, aconteceu em junho do ano passado, e desde então um tribunal de Madri investiga o paradeiro das mesmas tanto dentro como fora da Espanha, embora acredite que ainda não tenham saído do país.

O "El País" afirma que o roubo foi muito rápido e silencioso e que os ladrões aproveitaram a ausência do dono do imóvel. Nem o porteiro ou os vizinhos viram nada suspeito, e embora o alarme estivesse conectado, os ladrões conseguiram burlá-lo.

O golpe foi obra de profissionais que não deixaram impressões digitais, e se suspeita que os autores sabiam que o apartamento abrigava esta valiosa coleção do pintor irlandês.

Bacon nasceu em 1909, em Dublin, e morreu aos 82 anos, de um problema cardíaco, em Madri, cidade que visitava com muita frequência e onde tinha muitos amigos e admiradores, lembrou o jornal.