Topo

Pré-selecionados para 3ª edição dos Prêmios Platino são anunciados

07/03/2016 15h31

Guadalajara (México), 7 mar (EFE).- Os Prêmios Platino buscam apoio com novas categorias e mais especialistas para votar nos ganhadores da III edição, que sairão da pré-seleção anunciada neste domingo e na qual se destacam produções de Argentina, Chile, Espanha, México e Venezuela.

"O importante para nós nesta etapa é nos consolidarmos e, ao mesmo tempo, crescer de forma mesurada, inteligente, que ainda possamos controlar e abranger", disse à Agência Efe o presidente da Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA), Adrián Solar.

Em entrevista coletiva no Festival de Cinema de Guadalajara, no México, foram reveladas as novidades e os nomes dos 800 filmes pré-selecionados de 23 países ibero-americanos que concorrem nesta edição.

Entre os longas-metragens pré-selecionados para a categoria de melhor filme de ficção se destacam "O Clã" (Argentina-Espanha), "O abraço da serpente" (Colômbia-Argentina-Venezuela), "O Clube" (Chile), "Güeros" (México) e "Truman" (Espanha-Argentina).

A diretora da Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais (EGEDA) nos Estados Unidos, Elvi Cano, anunciou que neste ano na fase final poderão votar não somente os membros do júri, como mais de 600 profissionais, entre atores, diretores e produtores que foram candidatos em edições anteriores.

Além disso, as indicações dos prêmios técnicos serão independentes. Também será entregue o Prêmio ao Cinema e a Educação aos filmes que promovem os aspectos sociais e humanos.

Estes prêmios, que começam a ser conhecidos como os "Oscar latinos", pretendem ser uma plataforma para as produções e o talento da região.

Como melhor documentário as possíveis candidatas são "El botón de nácar" e "La Once" (ambos do Chile), "Carrière. 250 metros" (México) e "La calle de los pianistas" (Argentina).

Pablo Trapero, de "O Clã"; Ernesto Contreras de "Las oscuras primaveras", Pablo Larraín de "O clube" e Ciro Guerra de "O abraço da serpente" se destacam entre os pré-selecionados para concorrer a categoria de melhor diretor.

Também por melhor interpretação masculina poderão concorrer Tenoch Hortas por "Güeros", Damián Alcázar por "Magallanes" e "Mangoré", e Benjamín Vicuña por "La memoria del agua", entre outros.

Penélope Cruz, por "Ma ma", Elena Anaya por "La memoria del agua", Antonia Zegers de "O clube" e Irene Azuela de "Las oscuras primaveras" são algumas das que se disputarão o prêmio a melhor interpretação feminina.

Com esta pré-seleção serão escolhidos um máximo de 20 filmes por categoria, que serão divulgados em 14 abril em Santo Domingo (República Dominicana).

A primeira edição dos Prêmios Platino aconteceu em abril de 2014 no Panamá, sendo o chileno "Gloria" o grande vencedor com três estatuetas. A segunda edição aconteceu em julho na Espanha, onde a produção hispano-argentina "Relatos Selvagens" arrebatou oito prêmios. Na última edição, a cerimônia chegou a mais de 50 milhões de casas através das principais emissoras nacionais de TV e do canal "TNT".

A realização da cerimônia da terceira edição será realizada em 24 de julho em Punta del Este, no Uruguai.