Topo

Rosas amarelas voltam à casa de García Márquez em homenagem a seu aniversário

06/03/2016 20h28

México, 6 mar (EFE).- As rosas amarelas voltaram, mais uma vez, à porta da casa mexicana do escritor Gabriel García Márquez para celebrar o que teria sido seu 89° aniversário.

Era meio-dia quando o número 144 da rua Fuego da capital mexicana ganhou vida com as notas amarelas das flores, as favoritas do romancista colombiano.

O responsável pela lembrança é Genovevo Quiroz, que foi durante anos motorista e assistente pessoal do escritor.

Este é o lugar no qual Gabo, como se referiam a ele carinhosamente, fez sua última aparição pública, em uma de suas frequentes saudações aos jornalistas que o esperavam em seu aniversário na porta de sua casa para presentear-lo com rosas.

Embora no ano passado, quando no primeiro aniversário do escritor após sua morte em abril de 2014, fãs mantiveram a tradição de comparecer à rua Fuego, neste ano a casa mantinha sua calma habitual.

A fachada de cor branca, salpicada por abundantes flores rosadas que trepam entre as janelas, emoldurava uma estampa de cotidianidade que parecia estar longe do ambiente festivo de anos anteriores.

Nascido na colombiana cidade de Aracataca, Gabo fez do México seu lar durante mais de 50 anos. Ali também foi onde escreveu sua obra mais reconhecida internacionalmente, "Cem anos de solidão".

Da mesma forma como ocorreu com um de seus personagens, Úrsula Iguarán, sua morte -poucas semanas após seu aniversário- ocorreu em uma Quinta-Feira Santa, após lutar contra uma infecção pulmonar.