Topo

Prêmio Platino revelará candidaturas pré-selecionadas no domingo

04/03/2016 15h25

Los Angeles (EUA.), 4 mar (EFE).- As candidaturas pré-selecionadas para a terceira edição do Prêmio Platino serão divulgadas no domingo, em um evento que acontecerá durante o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), no México.

Uma semana depois da 88ª edição do Oscar, a temporada de prêmios recomeça, desta vez com 23 países ibero-americanos em disputa pelos trófeus, para os quais concorrem mais de 800 filmes que tiveram estreia em 2015.

O ato do domingo contará com o discurso de Ivan Trujillo, diretor do FICG; Dolores Heredia, presidente da Academia Mexicana das Artes e Ciências Cinematográficas, e Adrián Solar, presidente da Federação Ibero-Americana de Produtores (FIPCA), entre outras personalidades.

Em maio será a vez do anúncio das indicações e, finalmente, a realização da festa acontecerá em julho em Punta del Este (Uruguai).

A primeira edição do Prêmio Platino foi realizada em abril de 2014 no Panamá com o triunfo do chileno "Gloria", que recolheu três estatuetas, enquanto a segunda aconteceu em julho do ano passado em Marbella (Espanha), onde com oito prêmios o vencedor foi o hispano-argentino "Relatos Selvagens".

Em apenas duas edições, o Prêmio Platino do Cinema Ibero-americano se transformaram no maior evento de divulgação da sétimo arte em espanhol e português.

Em 2015, os prêmios geraram mais de 100 mil notícias nos veículos de imprensa e alcançaram uma cobertura televisiva que chegou a mais de 50 milhões de lares.