Topo

EUA OSCAR

26/02/2016 13h01

Por ocasião da cerimônia de entrega dos Prêmios Oscar, que será realizada no domingo, em Los Angeles, a Agência Efe envia hoje uma série especial de matérias com os seguintes conteúdos:.



MELHOR FILME - Pelo segundo ano consecutivo, são oito os indicados ao maior prêmio do Oscar, o de melhor filme, embora especialistas apontem três deles como favoritos: "O Regresso", "Spotlight - Segredos Revelados" e "A Grande Aposta".



MELHOR DIREÇÃO - Alfonso Cuarón fez história em 2014 com "Gravidade", Alejandro González Iñárritu repetiu o feito no ano seguinte com "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" e terá a chance de consagrar o México mais uma vez, no próximo domingo, com o terceiro Oscar seguido para o país na categoria de melhor diretor por "O Regresso".



MELHOR ATOR - Se o Globo de Ouro, o Sindicato de Atores dos EUA (SAG), o Bafta e diversas associações de críticos americanos não se equivocarem, Leonardo Di Caprio ganhará seu primeiro Oscar de melhor ator neste domingo pelo filme "O Regresso".



MELHOR ATRIZ - Brie Larsson soou como vencedora em todos os prêmios prévios ao Oscar, o que tornou a protagonista de "O Quarto de Jack" favorita a levar a estatueta de melhor atriz em disputa com Cate Blanchett, Jennifer Lawrence, Saoirse Ronan e Charlotte Rampling.



COADJUVANTES - A possibilidade de que Sylvester Stallone finalmente leve uma estatueta por sua interpretação do boxeador Rocky Balboa recebe todas as atenções no Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante, enquanto entre as concorrentes do prêmio feminino ocorre uma disputa muito acirrada.



FILME ESTRANGEIRO - Primeiro filme colombiano a ser indicado ao Oscar, "O abraço da serpente", de Ciro Guerra, estará na 88ª edição do Oscar como azarão, mas como esperança de ganhar a estatueta de melhor filme estrangeiro e surpreender o grande favorito, o húngaro "O filho de Saul".



CURIOSIDADES - A 88ª edição do Oscar será marcada por grandes ausências entre os indicados, como Idris Elba para o prêmio de melhor ator e "Carol" para o de melhor filme, mas também pela presença de muitos concorrentes inéditos - entre eles Brie Larsson na categoria de melhor atriz - e por profissionais de gabarito como Ennio Morricone, de 87 anos e que ainda não faturou uma estatueta.



RACISMO - Quando se acendem os holofotes do Oscar, todas as atenções se voltam para os artistas indicados, mas neste ano os olhares também se dirigirão aos ausentes, pois pela segunda edição consecutiva do grande prêmios do cinema nos Estados Unidos não haverá sequer um ator negro entre os candidatos.



LATINOS - Além do consagrado cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, diretor de "O Regresso", a 88ª edição do Oscar contará com outros latinos em busca da tão cobiçada estatueta, entre eles o brasileiro Alê Abreu, que concorre com a animação "O Menino e o Mundo".