Topo

Alê Abreu representa o Brasil na disputa pelo Oscar

26/02/2016 13h04

Los Angeles (EUA), 26 fev (EFE).- Além do consagrado cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, diretor de "O Regresso", a 88ª edição do Oscar contará com outros latinos em busca da tão cobiçada estatueta, entre eles o brasileiro Alê Abreu, que concorre com a animação "O Menino e o Mundo".



ALÊ ABREU - À procura do milagre



O paulistano Alê Abreu concorre ao Oscar de melhor filme de animação com "O Menino e o Mundo", em disputa com o grande favorito "Divertida Mente", além de "Anomalisa", "Shaun: O Carneiro" e "Quando Estou Com Marnie".

"O Menino e o Mundo" relata a aventura de uma criança que deixa a aldeia em busca do pai, passando por uma realidade que não conhecia, uma história que incentiva a refletir sobre os problemas sociais e políticos da humanidade com desenhos simples e coloridos.

O filme contou com um orçamento de US$ 375 mil, enquanto "Divertida Mente" foi produzido com US$ 175 milhões. Essa é a missão quase impossível de Alê Abreu, o menino que aos 12 anos descobriu a paixão de pintar e desenhar ao assistir filmes como "Planeta Fantástico", de Renné Laloux.



EMMANUEL LUBEZKI - Pelo terceiro triunfo seguido.



Lubezki, que parte como grande favorito na categoria de melhor fotografia pelo trabalho em "O Regresso", tentará levar para casa a terceira estatueta consecutiva após "Gravidade" e "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)". Seus rivais são Ed Lachman ("Carol"), Robert Richardson ("Os Oito Odiados"), John Seale ("Mad Max: Estrada da Fúria") e Roger Deakins ("Sicario: Terra de Ninguém").

O mexicano se pode tornar o primeiro diretor de fotografia a ganhar três Oscar seguidos, superando John Toll ("Lendas da Paixão", de 1994, e "Coração Valente", de 1995), Winton Hoch ("Joana D'Arc", de 1948, e "Legião Invencível", de 1949) e Leon Shamroy ("Wilson", e 1944, e "Amar Foi Minha Ruína", de 1945).

Esta é a oitava indicação para Lubezki, reconhecido anteriormente por "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", "Gravidade", "A Árvore da Vida", "Filhos da Esperança", "O Novo Mundo", "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" e "A Princesinha ".



MARTÍN HERNÁNDEZ - Segunda indicação consecutiva.



Para o mexicano, a indicação por "O Regresso" na categoria de melhor edição de som é a segunda consecutiva após a do ano passado, por "Birdman". O prêmio seria compartilhado com o companheiro Lon Bender.

A equipe de edição de som do filme concorrerá pelo prêmio nesta categoria com "Mad Max: Estrada da Fúria", "Perdido em Marte", "Sicario: Terra de Ninguém" e "Star Wars: O Despertar da Força".

Hernández e Iñárritu são amigos desde que se conheceram no curso de Comunicação da Universidad Iberoamericana, no México, há mais de 20 anos. Posteriormente, se reencontraram na emissora de rádio mexicana "WFM" e iniciaram um projeto para gravar o primeiro filme juntos: "Amores Brutos". Depois, chegariam a obras como "21 Gramas" e "Biutiful".



GABRIEL OSORIO - Um sonho para o Chile.



O chileno "A História de Um Urso" concorre ao Oscar na categoria de melhor animação em curta-metragem e narra a história de um pai urso que, com um diorama, lembra como foi sequestrado, afastado da parceira e do filho e forçado a trabalhar em um circo.

Os rivais de Osorio na disputa são "Prologue", de Richard Williams e Imogen Sutton; "Os Heróis de Sanjay", de Sanjay Patel e Nicole Grindle; "We Can't Live without Cosmos", de Konstantin Bronzit, e "World of Tomorrow", de Don Hertzfeldt.

Osorio decidiu se aventurar ao mundo da animação após ler o livro "Kit de sobrevivência do animador", escrito por Richard Williams, seu rival na premiação. "A História de Um Urso" é fruto de quatro anos de trabalho dos sete integrantes da produtora Punkrobot.