Topo

Escritor Antônio Torres apresenta romance "Essa Terra" em Portugal

25/02/2016 16h42

Lisboa, 25 fev (EFE).- O escritor baiano Antônio Torres apresentou nesta quinta-feira, no encontro literário português Correntes d'Escritas, o romance "Essa Terra", uma de suas obras mais emblemáticas e que agora será editada em Portugal com o selo Teodolito.

"Passei dois anos escrevendo este romance de 100 páginas, que me pareceram 500 porque me extenuei com tanta pesquisa, tanta condensação", disse Torres na cidade de Póvoa de Varzim, situada ao norte de Portugal.

"Essa Terra" foi publicado pela primeira vez em 1976, no Brasil, e se tornou em um dos romances mais destacadas da literatura contemporânea brasileira.

O livro conta um emocionante relato sobre o impacto que a "grande cidade" provoca no imigrante do nordeste do Brasil, de onde o autor é oriundo.

O escritor baiano explicou que a obra nasce de uma história contada em sua região, na qual um homem de origens humildes viaja para São Paulo e, 20 anos depois, retorna à terra natal com uma mala cheia de dinheiro e usando "dentes de ouro" e óculos de sol de grife. No entanto, o homem não se adapta à nova vida e se enforca.

O Correntes D'Escritas é considerado um dos encontros literários mais importantes de Portugal e desde sua criação, no ano 2000, recebeu a cerca de mil escritores.