Topo

Cerca de 900 textos concorrem ao Prêmio Primavera de Romance da Espanha

17/02/2016 14h36

Madri, 17 fev (EFE).- O Prêmio Primavera de Romance recebeu nesta edição 896 originais e dará 100 mil euros (cerca de R$ 450 mil) ao ganhador, que será revelado amanhã pelo júri presidido pela escritora e acadêmica espanhola Carme Riera.

Convocado pela editora Espasa, que publicará com exclusividade a obra ganhadora, este é um dos prêmios mais importantes para os países de língua castelhana.

Nesta edição foram inscritos 896 originais, 426 da Europa e 428 da América; 5 da Ásia, 1 da África, 1 da Oceania e 35 com procedência desconhecida, informou a Espasa.

Por países, a Espanha, com 407 manuscritos, lidera a lista de participantes, seguida por Argentina com 119 e México, com 59. Outros países de procedência dos originais são Brasil, El Salvador, Panamá, Guatemala, México, EUA, Colômbia, Peru, Uruguai, Paraguai, França, Bélgica e Venezuela.

O júri que decidirá amanhã o prêmio é presidido por Carme Riera, que substitui na presidência a falecida escritora Ana María Matute, e formado por Antonio Soler, Ramón Pernas, Fernando Rodríguez Lafuente e Ana Rosa Semprún.

O Prêmio Primavera de Romance do ano passado foi para a obra "Misterioso assassinato em casa de Cervantes", de Juan Eslava Galán.

Rosa Montero com "A filha do canibal", ganhou em 1997 a primeira edição deste prêmio, e a segunda foi para Manuel de Lope com "As pérolas peregrinas"; a terceira para Antonio Soler com "O nome que agora digo" e a quarta para o mexicano Ignacio Padilla por Amphitryon.