Entretenimento

Tradições gaúchas de três países serão celebradas no Uruguai

16/02/2016 18h44

Montevidéu, 16 fev (EFE).- As tradições gaúchas que unem Uruguai, Brasil e Argentina serão exibidas durante sete dias na tradicional Festa da Pátria Gaúcha, que completa 30 anos em 2016, e que acontece na província uruguaia de Tacuarembó, no norte do país, informaram fontes oficiais do turismo uruguaio nesta terça-feira.

A Festa da Pátria Gaúcha reunirá de 29 de fevereiro a 6 de março as fiéis tradições destes habitantes que durante uma época predominaram no sul do Brasil, norte do Uruguai e litoral da Argentina. Entre as várias atividades que acontecerão na semana de festejos estão apresentações de grupos de dança folclórica, payadores (cantores populares) e corridas de cavalos.

A ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichián, disse à Agência Efe que esta é uma celebração "absolutamente consolidada" que reúne "boa parte" da vida cotidiana do gaúcho.

"Nós temos as tradições de nossos gaúchos crioulos, mas efetivamente todo o Rio Grande do Sul, a região gaúcha e o próprio interior da Argentina têm aí, com o gaúcho como centro, uma tradição muito forte", expressou.

Ela ainda destacou que no Uruguai são celebradas 250 festas tradicionais com uma "infinidade de temas" que são acompanhadas por milhares de participantes, e acrescentou que são esperadas 55 mil pessoas para a Festa da Pátria Gaúcha.

Liliam avaliou que estas celebrações promovem o desenvolvimento local, a convivência e o sentido de pertencimento da população.

"Isto representa uma atração turística com identidade, por isso que nestes 30 anos isto se manteve, porque é real e representa uma parte do território nacional, e isso para nós, como Ministério do Turismo, tem um valor muito grande", explicou a ministra.

Por sua vez, o intendente da província de Tacuarembó, Eber da Rosa, disse à Efe que a festa é "uma verdadeira expressão autêntica" do que é a realidade dos gaúchos, e ressaltou a importância destas tradições, que unem os três países, serem mantidas.

"As conexões com o litoral argentino e o sul brasileiro representam uma cultura de toda uma região que não é só o território uruguaio, e nós pretendemos que a festa mostre isso", indicou.

Nesta parte da América Latina se conhece como gaúcho o homem do campo, experiente na criação tradicional do gado e com um forte vínculo com o cavalo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo