Topo

Morgan Freeman receberá prêmio Chaplin por sua carreira em Nova York

05/02/2016 17h54

Nova York, 5 fev (EFE).- O ator americano Morgan Freeman receberá o prêmio Chaplin, concedido pela sociedade de cinematografia do Lincoln Center, em uma cerimônia marcada para o dia 25 de abril em Nova York.

"Morgan Freeman é um dos atores mais respeitados e queridos desta geração e nos alegra poder homenageá-lo na cerimônia do prêmio Chaplin, o evento arrecadatório mais importante do ano", anunciou hoje em comunicado o diretor-executivo da sociedade cinematográfica do Lincoln Center, Lesli Klainberg.

"Tanto como protagonista como coadjuvante, é capaz de encher de carisma cada uma de suas interpretações em filmes como 'Conduzindo Miss Daisy', 'Seven', 'Menina de Ouro' e 'Invictus".

Freeman começou sua carreira exatamente em Nova York, no teatro alternativo off Broadway, e após participar de várias produções, estreou na televisão e, mais tarde, no cinema.

O veterano ator, nascido em Memphis, no Tennessee, ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por "Menina de Ouro" em 2005, e foi indicado outras quatro vezes em diferentes categorias.

Muito comprometido com causas ecológicas e com a educação feminina, estreará nos próximos meses "Invasão à Londres" (3 de março), "Going in Style" (ainda sem título em português, 5 de maio), "Truque de Mestre 2" (9 de junho) e a nova versão de "Ben-Hur" (ainda sem data de estreia) produzida pela Paramount Pictures.

Outros agraciados com o Chaplin, criado em 1972, foram Alfred Hitchcock, Billy Wilder, Laurence Olivier, Federico Fellini, Elizabeth Taylor, Bette Davis, Diane Keaton, Meryl Streep e Tom Hanks.