Topo

Retorno de "Arquivo X" registra bons resultados de audiência nos EUA

26/01/2016 20h29

Los Angeles (EUA), 26 jan (EFE).- A série de ficção científica "Arquivo X", que estreou no último domingo uma nova temporada de seis capítulos, registrou bons resultados em sua volta à televisão após um hiato de quase 14 anos.

A série, protagonizada por David Duchovny e Gillian Anderson e transmitida pela "Fox", obteve 6,1% de índice de audiência entre os adultos de 18 a 49 anos e um total de 16,2 milhões de espectadores no domingo, segundo informou o site da revista "The Hollywood Reporter".

O retorno de "Arquivo X" se beneficiou pelo fato de sua estreia ter sido exibida logo depois do jogo de futebol americano entre Carolina Panthers e Arizona Cardinals, válido pelo Campeonato da Conferência Nacional (NFC) e que garantia uma vaga no Super Bowl.

Já o segundo episódio da nova temporada foi transmitido na noite desta segunda-feira, que será o horário habitual para os demais capítulos, e foi visto por 9,7 milhões de espectadores, com um índice de audiência entre os adultos de 3,2%.

Após nove temporadas, mais de 200 capítulos e dois filmes, "Arquivo X" volta agora à televisão - de onde estava ausente desde 2002 - quase em formato de minissérie, com seis novos episódios que mostram os agentes Mulder e Scully, já separados como casal, mas de novo envolvidos com enigmas envolvendo casos paranormais.

As críticas prévias a sua estreia não foram muito positivas em geral e Maureen Ryan, da revista "Variety", qualificou o primeiro episódio de "decepcionante", como se uma banda se reunisse e a maioria de seu repertório consistisse em "versões desafinadas".

Brian Monlay, do jornal "The Guardian", afirmou que se trata mais de uma "ressurreição" que de uma "reconfiguração", razão pela qual a série não rejuvenesceu, embora tenha ressaltado que o terceiro episódio é uma "espetacular desconstrução" da série e um dos melhores da história de "Arquivo X".

A série também foi motivo de polêmica recentemente após as declarações de Gillian Anderson, que afirmou que para voltar à série lhe ofereceram a metade de salário de Duchovny, embora finalmente ambos tenham recebido um tratamento salarial similar.