Topo

Júri dos Prêmios Rei da Espanha reúne-se para escolher vencedores

11/01/2016 10h47

Madri, 11 jan (EFE).- O júri dos Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha delibera nesta segunda-feira em Madri para escolher os vencedoras das seis categorias desta XXXIII edição, ao qual concorrem 185 trabalhos de 18 países.

Convocados anualmente pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional, dependente do Ministério das Relações Exteriores da Espanha, os prêmios são concedidos nas categorias de Imprensa, Televisão, Fotografia, Jornalismo Digital e Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Os Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha reconhecem o trabalho dos profissionais da comunicação em língua espanhola e portuguesa dos países que formam a Comunidade Ibero-Americana e das nações com as quais a Espanha mantém vínculos históricos.

A estes prêmios podem concorrer jornalistas dos 22 países ibero-americanos, além de Angola, Cabo Verde, Estados Unidos, Filipinas, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Israel, Marrocos, Moçambique, Principado de Andorra, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Os trabalhos que concorrem às distintas categorias dos prêmios nesta edição têm que ter sido publicados em língua espanhola ou portuguesa -no prelo escrita, internet ou transmitidos por rádio ou televisão-, entre 1 de setembro de 2014 e 31 de agosto de 2015.

A Colômbia é, pelo quarto ano consecutivo, o país do qual procedem mais candidatos (44), seguido do Brasil (39), Espanha (32), Argentina (19) e México (11).

Esses cinco países são seguidos por Venezuela (8), Portugal (6), Cuba e EUA (com 5 cada um), Bolívia, Chile e Equador (3), Costa Rica (2) e El Salvador, Paraguai, Peru, Porto Rico e República Dominicana (com 1).

Cada um dos prêmios, patrocinados pelo grupo internacional de construção e concessões OHL, é dotado com 6 mil euros e uma escultura em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

O prêmio de Jornalismo Ambiental é promovido pela Fundação Aquae. EFE

int/ff

(foto)