Topo

José Mujica viajará a Cuba para participar de prêmio Casa das Américas

O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, viajará para Cuba no final deste mês - Sergio Lima/Folhapress
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, viajará para Cuba no final deste mês Imagem: Sergio Lima/Folhapress

De Havana (Cuba)

08/01/2016 16h32

O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, viajará para Cuba no final deste mês para realizar uma conferência dentro da programação da 57ª edição do prêmio literário Casa das Américas, que acontecerá entre os dias 18 e 28 de janeiro, anunciaram nesta sexta-feira os organizadores do evento.

A conferência de Mujica, presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e um dos líderes mais populares na América Latina, está prevista para a tarde de terça-feira, dia 26, na Casa das Américas de Havana, com entrada livre.

O ensaísta Jorge Fornet, diretor do Centro de Pesquisas Literárias da Casa, reconheceu como "um momento especial" a participação do ex-presidente uruguaio, principalmente sua presença em uma sala "que enchia de pessoas", em suas visitas à ilha, com "dois de seus compatriotas": Mario Benedetti e Eduardo Galeano.

"Demos a ele a liberdade para falar sobre o que quiser, mas certamente se referirá ao momento em que vive a América Latina e sua visão deste processo", disse Fornet à Agência, acrescentando que Mujica chegará a Havana com sua esposa, a senadora Lucía Topolansky.

Considerado um dos mais prestigiados concursos literários do continente, o prêmio Casa das Américas recebeu até o momento pouco mais de 300 obras que concorrerão nas categorias de conto, teatro, ensaio artístico-literário, literatura brasileira e caribenha em francês ou creole, e estudos sobre as culturas originárias da América.

Fornet também destacou o "alto nível" do júri desta edição, formado por intelectuais, historiadores, poetas, pesquisadores e críticos literários de uma dezena de países, entre eles o teórico literário brasileiro Idelber Alvelar.