Entretenimento

Universidade do Texas digitalizará arquivo pessoal de García Márquez

05/01/2016 22h41

Austin (EUA), 5 jan (EFE).- A Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos) começará em junho a digitalização do arquivo pessoal completo do escritor colombiano Gabriel García Márquez para torná-lo público depois, informou nesta terça-feira a instituição.

A digitalização, um projeto de 18 meses chamado "Compartilhando Gabo com o mundo", será realizada graças a uma doação de US$ 126.730 da organização sem fins lucrativos Council on Library and Information Resources, com sede em Washington.

A intenção é que, até o final de 2018, o legado do vencedor do Nobel de Literatura seja acessível para todo o mundo: 24.000 páginas em documentos (manuscritos, livretas, fotografias, roteiros, cadernos e cartas) que atualmente estão guardados em 78 caixas no Centro Harry Ransom, em Austin.

O diretor desse centro, Stephen Enniss, qualificou o projeto como "extremamente relevante", ao destacar que existem "poucas oportunidades para os pesquisadores de acessar arquivos digitalizados de autores contemporâneos".

A Universidade do Texas adquiriu o arquivo por US$ 2,2 milhões da família do escritor em novembro de 2014, sete meses após sua morte na Cidade do México.

Em outubro de 2015 o arquivo foi aberto à pesquisa e já foi colocada à disposição do público uma pequena seleção de documentos digitalizados através do site do Centro Harry Ransom.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo