Topo

Filipina é eleita Miss Universo

21/12/2015 06h05

(atualiza com declaração da nova Miss Universo)

Las Vegas (EUA), 20 dez (EFE).- A representante das Filipinas, Pia Wurtzbach, foi coroada neste domingo Miss Universo 2015, em uma polêmica festa realizada em Las Vegas (EUA), que em primeiro lugar tinha dado como vencedora a candidata colombiana Ariadna Gutiérrez.

Pia e Ariadna foram as duas últimas candidatas na festa final das 80 modelos internacionais que competiam, e o apresentador do espetáculo, Steve Harvey, anunciou que a ganhadora era a representante colombiana.

Poucos minutos depois, quando Ariadna já tinha sido coroada e os torcedores colombianos comemoravam a segunda vitória consecutiva na competição mundial de beleza, Harvey voltou ao palco para comunicar que tinha se equivocado ao ler o cartão e que a vencedora era na realidade a miss filipina.

"É meu erro", afirmou Harvey, acrescentando ao vivo e no palco que assumia "toda a responsabilidade" sobre o acontecido e mostrando para a câmera o conteúdo do cartão.

Após alguns instantes de desconforto, Pia finalmente recebeu a coroa de Miss Universo e sucedeu desta maneira a colombiana Paulina Vega, que ganhou a competição em 2014.

A miss filipina afirmou que estava confiante em sua atuação e achava que podia merecer o título, mas não esperava "de forma nenhuma" um desenlace assim.

Perguntada pela imprensa se tinha conseguido falar com Ariadna, Pia afirmou que tentou se aproximar, mas viu que a seu redor havia "um monte" de meninas.

Ela acrescentou que a colega colombiana estava chorando nesse momento e achou "que não era o momento" de falar com ela.

"Como ela, eu também queria ganhar", disse Pia, pedindo desculpas pelo acontecido em qualidade de nova "representante" e "voz" da organização do Miss Universo.

A filipina opinou que este incidente não deve afetar o apoio dos países latinos à organização do Miss Universo, que é "imparcial", ressaltando que o sucedido foi "um erro humano e sem má fé".

Pia acrescentou que ainda não acredita que venceu e que foi ao se ver no espelho, após a festa e já com a coroa na cabeça, que soube o "que tinha realmente acontecido".

A americana Olivia Jordan ficou em terceiro lugar na competição, enquanto a brasileira Marthina Brandt chegou a estar no grupo de 15 finalistas, mas foi eliminada na semifinal.