Topo

Com fiéis fantasiados, igreja em Berlim faz missa temática de "Star Wars"

20.dez.2015 - Fiel usa máscara de Darth Vader na igreja protestante de Sião, na bairro de Mitte, em Berlim - AFP / TOBIAS SCHWARZ
20.dez.2015 - Fiel usa máscara de Darth Vader na igreja protestante de Sião, na bairro de Mitte, em Berlim Imagem: AFP / TOBIAS SCHWARZ

20/12/2015 12h43

Poucas vezes a pequena igreja protestante de Sião, na bairro de Mitte, em Berlim, ficou tão cheia como neste domingo, ao receber uma missa temática de "Star Wars", na qual dois sacerdotes encorajaram os fiéis a permanecerem longe do "lado sombrio".

Vários fiéis foram à igreja fantasiados, e não faltaram sabres de luz em uma missa que começou com a mítica melodia de John Williams, interpretada desta vez, de forma excepcional, pelo organista.

A iniciativa partiu de dois pastores em formação, Ulrike Garve, de 29 anos, e Lucas Ludewig, de 39, que explicaram que quanto mais comentavam o filme mais paralelismos encontravam entre a saga e as tradições cristãs.

"Queremos mostrar estas analogias aos fiéis", afirmou Garve, encarregado de receber todos aqueles que quiseram participar da cerimônia religiosa, que manteve sua tradicional solenidade, apesar das referências ao cinema e de integrar no sermão cenas da saga.

Um dos principais motes foi a cena em que Luke Skywalker tenta ser atraído pelo imperador para as trevas da força e o rejeita com um: "Jamais. Não entrarei no lado sombrio".

A frase, para estes pastores, não está muito longe de uma das passagens da Bíblia na Carta aos Romanos: "Não te deixes vencer pelo mal, mas bem derrota o mal com o bem".

A missa de hoje coincidiu com o quarto domingo de Advento, uma jornada que, explicou um porta-voz da igreja, não costuma ter muito apelo por causa da proximidade das festividades natalinas.

A imagem na manhã de hoje era diferente, foram necessárias cadeiras extras no templo para que as cerca de 500 pessoas pudessem acompanhar a missa confortavelmente.

Os que foram fantasiados participaram também de um sorteio de entradas para "Star Wars: O Despertar da Força", o sétimo filme da aventura galáctica criada por George Lucas.

A saga tem entre seu exército de fãs na Alemanha, por exemplo, o secretário-geral da União Democrata-Cristã (CDU), Peter Tauber, que não hesitou hoje em comparar sua chefe, Angela Merkel, com a princesa Leia.

"Não é só uma princesa, também é uma general", assinalou o político em uma entrevista ao dominical "Bild am Sonntag".