Topo

Telegrama que desencadeou I Guerra Mundial entra no patrimônio Unesco

18/12/2015 13h27

Belgrado, 18 dez (EFE).- O telegrama com que o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em 1914, o que deu início à I Guerra Mundial, será inscrito no registro de "Memória do Mundo" da Unesco, informou o Arquivo da Sérvia nesta sexta-feira.

Esta instituição, que guarda o documento original, datado de 28 de julho de 1914, indicou em seu site que recebeu a confirmação oficial sobre sua inscrição no patrimônio da humanidade.

A proposta foi apresentada pelo Arquivo da Sérvia ano passado, pela celebração do centenário da explosão da "Grande Guerra".

O telegrama, enviado de Viena e escrito em francês, foi recebido âs 12h30 pelo então governo sérvio em Nis, cidade meridional onde tinha se refugiado diante da iminência do conflito e Belgrado estar na fronteira com o Império Austro-Húngaro.

a breve mensagem expressava o descontentamento do Império pela recusa sérvia de aceitar um ultimato do dia 23 que responsabilizava a Sérvia pelo assassinato em Sarajevo do herdeiro do trono de Habsburgo, o arquiduque Francisco Ferdinando, baleado por um jovem servo-bósnio em 28 de junho de 1914.

"A partir deste momento, Áustria-Hungria se considera em guerra com a Sérvia", concluía a nota.

O Arquivo da Sérvia guarda meio milhão de documentos sobre a I Guerra Mundial.