Topo

Academia de Cinema espanhol anuncia amanhã os indicados ao 30° Prêmio Goya

13/12/2015 10h39

Madri, 13 dez (EFE).- Os indicados para a 30ª edição dos Prêmios Goya do cinema espanhol serão revelados na segunda-feira para as 28 categorias possíveis, que contam com 143 filmes candidatos, entre eles um brasileiro.

O anúncio será realizado em um ato na Academia de Cinema espanhol apresentado pelos atores Emma Suárez e Asier Etxeandia e será transmitido ao vivo através do YouTube.

Os prêmios serão entregues no dia 6 de fevereiro em uma festa no Centro de Congressos Príncipe Felipe de Madri e será apresentado pelo segundo ano consecutivo por Dani Rovira, que na anterior edição levou o Goya de ator revelação.

O Brasil concorre na categoria de cinema ibero-americano, que conta com 14 longas-metragens de Argentina, Portugal, Colômbia, Paraguai, República Dominicana, Chile, Nicarágua, México, Venezuela, Peru, Costa Rica, Uruguai e Cuba.

Entre os favoritos estão "El clan", do argentino Pablo Trapero; "As mil e uma noites - Volume 2, o desolado", do português Miguel Gomes; "La tierra y la sombra", do colombiano César Acevedo; o brasileiro "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert; o chileno "La Once", de Maite Alberdi, e o peruano "Magallanes", de Salvador do Solar (Peru).

Além das 28 categorias competitivas, será entregue também o Goya de Honra, que neste ano ficará nas mãos do diretor e roteirista Mariano Ozores.

Das 143 produções que concorrem -35 a mais que na anterior convocação-, 75 são de ficção, 63 são documentários e cinco de animação. Também concorrem 122 filmes europeus, 14 ibero-americanos e 35 curtas-metragens -15 de ficção, 10 documentários e outros 10 de animação.