Topo

Mostra de Cinema Atual Espanhol chega ao Rio de Janeiro nesta 4ª feira

01/12/2015 14h35

Rio de Janeiro, 1 dez (EFE).- A Mostra de Cinema Atual Espanhol 2015 chega nesta quarta-feira ao Rio de Janeiro com os filmes "Viver é Fácil Com os Olhos Fechados", "A Ferida", "Stockholm", "Pessoas em Lugares" e "A Praga", todos filmes de 2013 de diversos gêneros e temáticas com grande sucesso durante os prêmios Goya 2014.

O evento estará aberto ao público entre os dias 2 e 14 de dezembro no Centro Cultural Banco Brasil (CCBB), situado no Centro do Rio de Janeiro, sob a supervisão da embaixada da Espanha no Brasil.

Segundo o portal cultural da embaixada espanhola, a mostra permitirá ver a opção dos diretores espanhóis por filmes cada vez "mais pessoais e originais", "mais bem cuidados", por causa da crise econômica no país europeu, que causou cortes no financiamento da sétima arte.

Os visitantes que comparecerem à mostra poderão ver em três dias diferentes "Viver é Fácil Com os Olhos Fechados", do diretor David Trueba, que conta a história de um professor na Espanha dos anos 60 que ensinava inglês com as canções dos Beatles.

"Stockholm", que será exibido nos dias 4, 6 e 14 de dezembro, conta o intenso flerte entre dois jovens durante uma noite de festa em Madri.

Nos dias 5, 9 e 12 de dezembro o público poderá assistir "A ferida", de Fernando Franco, que trata sobre os sofrimentos de uma jovem com transtorno de personalidade limítrofe.

"Pessoas em Lugares", exibido nos dias 4, 6 e 12 deste mês, reúne alguns dos melhores atores espanhóis em uma ficção que mostra a condição humana diante das eventuais dificuldades da vida.

Ambientado em Barcelona, "A Praga", disponível nos dias 5, 7 e 13 de dezembro, consiste em um documentário fictício da vida dos personagens durante uma epidemia que assola a cidade.

Ao término das exibições no Rio de Janeiro, a mostra fará sua última parada do ano em São Paulo, após ter passado por várias cidades como Belém, Manaus, Recife, Salvador, Curitiba, Brasília e Florianópolis, entre outras.