Topo

Obama destaca generosidade dos EUA com refugiados no Dia de Ação de Graças

26/11/2015 10h50

Washington, 26 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou nesta quinta-feira a generosidade dos americanos que "fogem da brutalidade" do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), em mensagem por ocasião da celebração do Dia de Ação de Graças.

"Me comoveu a generosidade dos americanos que me escreveram cartas e e-mails nas últimas semanas, oferecendo abrir seus lares aos refugiados que fogem da brutalidade do EI", disse Obama na mensagem, transmitido por rádio e internet.

Quase quatro séculos depois da viagem dos pioneiros do Mayflower, o "mundo ainda está cheio de peregrinos, de homens e mulheres que não querem nada mais do que a oportunidade de um futuro melhor e mais seguro para eles e suas famílias".

O que define os Estados Unidos, enfatizou na sequência o presidente, "é que oferecemos essa oportunidade".

Após os atentados do dia 13 de novembro em Paris, especialmente por causa das informações de que os autores desses ataques chegaram à Europa dentro do fluxo de sírios que fogem da guerra no país, se abriu um debate nos EUA sobre o amparo de refugiados.

Obama disse que seu plano de receber 10 mil refugiados sírios durante o próximo ano está mantido, mas mais de 30 estados do país, quase todos governados por republicanos, afirmaram que não receberam essas pessoas em seus territórios.

Além disso, a Câmara dos Representantes, de maioria republicana, aprovou na semana passada um projeto de lei para endurecer os requisitos de admissão de refugiados, apesar da advertência que Obama vetará a proposta.

Milhões de pessoas celebram o Dia de Ação de Graças hoje nos Estados Unidos. O chamado "Thanksgiving" foi instituído para lembrar o alívio com o qual se dirigiam a Deus os pioneiros do Mayflower, gratos pelas colheitas que lhes permitiram sobreviver ao primeiro inverno no litoral do Novo Mundo.