Entretenimento

Quadros de Rubens e Tintoretto são roubados em museu na Itália

Reprodução
"La Dama delle Licnidi", do pintor flamengo Peter Paul Rubens, que foi roubado na Itália Imagem: Reprodução

De Roma (Itália)

20/11/2015 16h42

Dezessete quadros, entre eles alguns de Tintoretto e de Peter Paul Rubens, foram roubados do museu de Castelvecchio, em Verona, no norte da Itália.

O fato ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (19), quando o local ainda estava aberto, "justo no momento da mudança de turno entre os trabalhadores e o encarregado da vigilância", indicou o museu em comunicado divulgado nesta sexta-feira (20).

No intervalo, o sistema antirroubo e os sensores de movimento não tinham sido ativados. Assim, os ladrões, após imobilizarem o guarda que fazia a segurança do prédio, levaram 17 obras de arte, entre elas cinco de Tintoretto e a "La Dama delle Licnidi" de Rubens.

As demais pertencem a artistas como Pisanello, Jacopo Bellini, Andrea Mantegna, Giovanni Francesco Caroto, Domenico Tintoretto, Hans de Jode e Giovanni Benini.

O prefeito de Verona, Flavio Tosi, disse que os ladrões eram profissionais, sabiam o que roubar e conheciam o museu.

"Seguramente foram mandados por alguém, porque se movimentaram com habilidade, indo onde estava seguro. As obras roubadas são praticamente as mais valiosas expostas", afirmou em entrevista à imprensa local.

Em uma nota, Tosi afirmou que a segurança no museu tinha sido reforçada a partir do ano de 2005, quando foi implementado um sistema de vigilância por vídeos.

No total, o museu conta com 48 câmaras distribuídas pelo interior do edifício e outras situadas nos arredores. As gravações já estão com a Polícia para tentar esclarecer a autoria do roubo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo