Fundação aponta coautor para "Diário de Anne Frank" e pode barrar liberação
O "Diário de Anne Frank" está no centro de uma disputa judicial, entre os que defendem que a obra deverá estar livre de direitos autorais a partir de 2016 e a fundação criada pelo pai da jovem, sediada na Basiléia, na Suíça.
A Fundação Anne Frank é proprietária dos direitos de edição do "Diário" e aponta que o pai de Anne, Otto Frank, é o coautor dos escritos. Por isso, os direitos autorais não expirariam no ano que vem, conforme publicou nesta terça-feira (17) o jornal holandês "Volkskrant". Otto, que até hoje era considerado apenas editor do "Diário", morreu em 1980, com isso, a Fundação exige que a data para que caia em domínio público seja 2050.
A lei vigente na Holanda aponta que os direitos autorais de propriedade intelectual de uma obra expiram 70 anos após o falecimento do autor. Anne Frank morreu em março de 1945, no campo de concentração alemão de Bergen-Belsen.
Por outro lado, a fundação que administra a casa onde Anne e a família se refugiraram durante a Segunda Guerra Mundial, hoje transformada em museu, declarou que os direitos autorais expiram no ano que vem, reafirmando a informação do "Volkskrant".
A organização, aliás, anunciou que prepara uma nova edição, "livre", do "Diário de Anne Frank". A obra está da lista de patrimônio da literatura mundial e documentário da Unesco, já tendo sido traduzida em 70 idiomas, em cem países diferentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.