Topo

ONU abre fórum de governança na internet no Brasil e pede aumento de acessos

10/11/2015 22h44

São Paulo, 10 nov (EFE).- O secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, Lenni Montie, abriu nesta terça-feira a décima edição do Fórum de Governança da Internet na cidade de João Pessoa e apelou por uma intensificação dos esforços para aumentar os acessos à rede.

"Convoco todos nossos parceiros a intensificar os esforços para promover a acessibilidade, o preço justo, educação e igualdade, investindo em infraestrutura e construindo uma internet aberta", declarou Montie, citando o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A presidente Dilma Rousseff cancelou sua visita ao evento, mas seu discurso foi retransmitido em um vídeo no qual pediu "a supervisão das funções centrais da internet".

"Um grande desafio é a conclusão da reforma de um sistema de supervisão das funções centrais da internet, que deve dar lugar a uma estrutura de caráter global que efetivamente responda às reivindicações da sociedade e preste contas de sua atuação", acrescentou Dilma.

O Fórum, criado pela ONU em 2006, é realizado sob o lema "Evolução de Governança da internet: Empoderando o desenvolvimento sustentável" e termina na sexta-feira.