Entretenimento

Câmara greco-romana é descoberta após ação de ladrões no Egito

09/11/2015 13h35

Cairo, 9 nov (EFE).- Uma escavação feita por ladrões de peças arqueológicas deixou descoberta uma câmara do período greco-romano da Dinastia Ptolemaica (332-30 a.C.) na cidade de Aswan, informou nesta segunda-feira o ministro de Antiguidades do Egito, Mamdouh El-Damaty.

Em comunicado, ele explicou que o lugar têm vestígios de gravuras de várias cenas que representam o rei Ptolomeo VIII (século II a.C), e revelou que elas foram descobertas depois da identificação de uma escavação ilegal em um imóvel próximo ao Templo de Edfu.

Um comitê de especialistas em Antiguidades enviado ao local constatou que os saqueadores tinham feito um buraco de cinco metros de profundidade, e que pelo tamanho das inscrições a câmara encontrada poderia ter uma extensão de 12 metros.

Por sua vez, o diretor de arqueologia municipal, Nasr Salama, afirmou na nota que a parte descoberta é um muro com uma entrada, e que tem várias gravuras. Uma delas representa Ptolomeo VIII apresentando a deusa Maat, que simbolizava a Justiça, ao deus Hórus. Na mesma cena, por trás do imperador, aparece à deusa do amor e da alegria, Hathor.

Nos últimos anos, a polícia prendeu vários moradores que vivem nas proximidades de áreas arqueológicas por escavar ilegalmente e desenterrar antiguidades para vendê-las a contrabandistas.

Além de ilegal, os trabalhos são perigosos. Anualmente, dezenas de caçadores de tesouro morreram nos desmoronamentos dos locais escavados clandestinamente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo