Topo

Pesquisador encontra curta-metragem de Walt Disney perdido há 87 anos

04/11/2015 17h39

Londres, 4 nov (EFE).- Um curta-metragem de Walt Disney perdido há 87 anos, no qual aparece "Oswald the Lucky Rabbit" (Oswald, o Coelho Sortudo), foi encontrado no arquivo do Instituto de Cinema Britânico (BFI, sigla em inglês).

A animação, intitulada "Sleigh Bells" ("Sinos de Trenó"), dura cerca de seis minutos e meio e foi redescoberta quando um pesquisador encontrou um de seus fotogramas no arquivo, conforme anunciou a instituição nesta quarta-feira.

O protagonista da animação encontrada é Oswald, um personagem criado por Walt Disney e Ub Iwekrs em 1927 para os estúdios Universal.

Enquanto outros desenhos nos quais aparece Oswald estavam localizados desde sua criação, este filme era considerado desaparecido até então.

"Foi uma enorme emoção descobrir este curta-metragem de Walt Disney que estava perdido durante tanto tempo e poder mostrá-lo a um novo público tantos anos depois" afirmou o conservador-chefe do Instituto de Cinema Britânico, Robin Baker.

"A restauração do curta permitirá que as pessoas se aprofundem no trabalho feito por Walt Disney durante um período de silêncio. Isso mostra claramente sua vitalidade e imaginação em um momento-chave de sua carreira", comentou Baker.

O presidente dos Estúdios de Animação Walt Disney, Andrew Millstein, afirmou que está encantado de colaborar com o BFI para restaurar o curta-metragem perdido.

"Os filmes de Oswald são uma parte importante da história de nossos estúdios. Colaboramos com arquivos cinematográficos e colecionadores privados do mundo inteiro para encontrar títulos extraviados", afirmou Millstein.