Topo

Programa de apresentadora que humilhou vítima de assédio no Egito é suspenso

30/10/2015 15h13

Cairo, 30 out (EFE).- A rede de TV egípcia "Al Nahar" decidiu suspender nesta sexta-feira a transmissão do programa "Sabaya al-Kheir" depois que sua apresentadora, Riham Said, humilhou uma convidada, vítima de assédio, gerando uma grande polêmica no Egito.

Em comunicado divulgado em seu site, o canal explicou que cancelou o programa e que abrirá uma ampla investigação, depois das críticas recebidas de vários setores da sociedade egípcia.

"A rede de televisão 'Al Nahr' pede desculpas a todos que manifestaram sua indignação pelo citado programa e destaca seu respeito por todas as mulheres e jovens de nosso generoso povo egípcio", indicou na nota.

No programa de assuntos sociais "Sabaya al-Kheir" ("Meninas boas"), Riham entrevistou no uma jovem que foi assaltada e agredida quando saía de um shopping no Cairo. Conforme as imagens das câmaras do local, um homem lhe dá dois fortes tapas no rosto, antes de os segurança o conterem.

A apresentadora responsabilizou à jovem pelo ataque sofrido dizendo que ela se vestia de maneira inadequada e pouco respeitosa com as tradições. Na ocasião ela usava calça jeans e uma blusa de manga curta.

Uma vez finalizada a entrevista e depois de a convidada já ter deixado o estúdio, a apresentadora atacou verbalmente à jovem na frente das câmaras e em seguida mostrou várias fotos pessoais e íntimas da entrevistada. Ela afirmou que muitas vezes são as mulheres as culpados do assédio sexual, um fenômeno muito estendido nas ruas egípcias, onde também o sofrem aquelas que cobrem o cabelo e o rosto com o véu integral ou niqab, segundo denunciaram reiteradamente as ONG.

Muitos espectadores e internautas se mobilizaram para pedir o fim do programa e a expulsão da apresentadora, que já se envolveu em outro grande escândalo por suas afirmações controversas perante as câmaras. Além disso, várias empresas que patrocinavam o programa anunciaram que suspendem as propagandas nesse espaço televisivo e rejeitando o conteúdo.