Morre Noriyosh Ohrai, ilustrador das sagas "Star Wars" e "Godzilla"
Noriyoshi Ohrai, um dos mais destacados ilustradores japoneses e responsável pela arte da trilogia original de "Star Wars", morreu aos 79 anos em um hospital da prefeitura de Miyazaki, no sudoeste do Japão, devido a uma pneumonia.
O artista, nascido em 1935 na cidade de Akashi, na prefeitura de Hyogo, morreu na terça-feira (27), indicou o perfil oficial do autor no Facebook.
Seus primeiros trabalhos foram ilustrações em livros e anúncios para jornais. Em 1974, abriu seu próprio estúdio em Miyazaki, cidade natal de sua mulher, para onde havia se mudado um ano antes.
Seu reconhecimento internacional chegaria em 1980 por seu trabalho como ilustrador do cartaz promocional de "Star Wars: O império contra-ataca", segundo filme da trilogia original do cineasta americano George Lucas. Seu estilo de ilustração, que reúne uma gama imensa de detalhes e personagens, é uma das inspirações para o cartaz do novo episódio da franquia, "O Despertar da Força".
Entre outros projetos de renome, Ohrai foi o autor dos pôsteres de oito filmes do monstro radioativo mais célebre do cinema japonês, "Godzilla", assim como o artista por trás do cartaz de "Os Goonies" (1985).
Além de trabalhar como ilustrador no cinema e na literatura, Ohrai é conhecido por colaborar em importantes franquias da indústria dos videogames.
Entre elas se destacam seus trabalhos para as séries "Metal Gear Solid", do produtor japonês Hideo Kojima, e para a série de jogos de estratégia "Nobunaga's Ambition".
A notícia da morte do ilustrador japonês comoveu seus fãs em todo o mundo. No Twitter, em um só dia seu nome e suas ilustrações apareceram em mais de 2.600 mensagens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.