Topo

Começa em São Paulo uma Semana da Moda que promete ser diferente

17/10/2015 16h23

São Paulo, 17 out (EFE).- A Semana de Moda de São Paulo começa de uma forma diferente neste domingo, já que o consagrado estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch será o encarregado de abrir esta 40ª edição com um deslife que realizado no edifício da Prefeitura da cidade.

A abertura da temporada de Inverno 2016 contará também com um evento comemorativo do legado deixado na cidade pela São Paulo Fashion Week (SPFW), que nesta ocasião celebra os 20 anos de calendário oficial da moda brasileira e põe sua ênfase nos processos e nas singularidades dos afazeres da moda.

Nesta 40ª edição da SPFW, que será realizada entre 18 e 23 de outubro, Paulo Borges, criador e produtor do evento, voltou a ocupar, como antigamente, o emblemático Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, após várias temporadas de desfiles apresentados no pavilhão do Parque Cândido Portinari.

Vários eventos e novidades ocorrerão na comemoração dos 20 anos da Semana da Moda, e no próprio domingo, dia 18, será realizada uma edição da "Fashion Run", prevista para as 7h local, com saída desde o Obelisco do Parque Ibirapuera e com um percurso de cinco quilômetros.

Para os amantes da moda, as celebrações se estendem também a duas novas exposições especiais na própria Bienal.

Por um lado, será possível desfrutar da exposição "Fazendo a Cabeça", do stylist Davi Ramos, que começou a criar cabeças para complementar seus stylings de desfiles, editoriais e campanhas de moda e expõe 40 de suas peças na Bienal, durante o SPFW, acompanhadas de fotos e vídeos.

Pelo outro, a magnifica seleção de fotos do consagrado fotógrafo de moda britânico Miles Aldridge, que será apresentada no edifício da Oca e também uma visita obrigatória para os que forem à Bienal nesta semana.

A temporada de inverno 2016 apresentará desfiles de grandes personagens do mundo da moda, como Ronaldo Fraga, e o consagrado Reinaldo Lourenço, que abriu uma inscrição online de 300 convites para quem quiser assistir a seu desfile.

A também estilista Fernanda Yamamoto, cuja coleção foi feita por rendeiras da Paraíba, e a estilista Helô Rocha (ex da Têca), que participará desta vez com seu próprio nome.

Outras marcas emblemáticas da moda brasileira como a Osklen também terão seu lugar na Bienal, neste caso com uma coleção inspirada nos atletas olímpicos.

Também gerará muitas expectativas o desfile da coleção da marca Colcci, marcado para o dia 23, já que não contará nesta ocasião com sua inestimável musa, Giselle Bündchen.

Como é habitual, foram anunciados alguns desfiles fora do pavilhão da Bienal: é o caso da coleção que a estilista Lethicia Bronstein assina para a marca Riachuelo e que será mostrado no dia 22, na Galeria Baró.

Nesta temporada de inverno 2016 também estreiam na passarela de São Paulo novas marcas, como a Ratier, de estética urbana e contemporânea, e a Coven, marca que chega desde a Semana da Moda de Rio.

O grande momento de festa desta 40 edição da Semana da Moda de São Paulo será da marca Chanel, que na noite de segunda-feira lembrará o lançamento de sua coleção outono-inverno 2015-2016 com uma evento no Terraço Itália, no qual os convidados "vips" poderão se divertir ao ritmo do cantor Tiago Iorc e da DJ Marina Días.