Entretenimento

Alicia Giménez Bartlett ganha Prêmio Planeta com romance de cunho social

15/10/2015 20h42

Barcelona, 15 out (EFE).- A escritora Alicia Giménez Bartlett ganhou nesta quinta-feira a 64ª edição do Prêmio Planeta, dotado com 601 mil euros (cerca de R$ 2,6 milhões), por sua obra "Hombres desnudos" ("Homens nus", em tradução literal), um romance que definiu como "de cunho social".

O romance premiado se centra em Javier, um professor de literatura desempregado, e Irene, uma empresária recém abandonada por seu marido, que se veem obrigados a mudar drasticamente para sobreviver à dramática situação na qual se veem imersos.

Seu encontro, no entorno da prostituição masculina, se transformará em uma autêntica fatalidade.

O júri do prêmio Planeta, que selecionou o romance de Giménez-Bartlett entre as 486 obras apresentadas este ano, estava integrado por Alberto Blecua, Juan Eslava Galán, Pere Gimferrer, Carmen Posadas, Rosa Regàs, Fernando Delgado e o editor Emili Rosales.

"Meu romance não tem nada autobiográfico, talvez tenha certa investigação de coisas que estão acontecendo na sociedade hoje em dia perto de nós, com jovens que perdem seu trabalho e se veem empurrados a dançar nus em clubes noturnos", declarou a autora, originária de Castilla La Mancha, no centro da Espanha.

A escritora declarou que tentou que seus personagens pertencessem a uma classe social, porque "no fundo o que palpita como sempre é uma luta de classes e isso se está vivendo de uma maneira discreta, soterrada".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo