Topo

República Dominicana lembra 523º aniversário do descobrimento da América

12/10/2015 18h41

Santo Domingo, 12 out (EFE).- A República Dominicana lembrou nesta segunda-feira o 523º aniversário do descobrimento da América com uma atividade no Museu Farol de Colombo, em Santo Domingo, na qual foi aberta ao público, como a cada ano, a urna onde repousam os restos do almirante Cristóvão Colombo.

O administrador do Farol de Colombo, Marcelino María López, que liderou a cerimônia, disse que em 12 de outubro 1492, com a chegada dos exploradores espanhóis a América, "se revelou não só uma nova rota ao Ocidente, mas também outros estilos de vida, heranças e costumes".

"Em fim, outras culturas e entornos ecológicos que maravilharam, não só os olhos de Colombo, mas os do resto do mundo", afirmou.

Além disso, comentou que o Dia do Descobrimento da América "sempre será um momento para que, como grupo humano, se enriqueça essa aventura, que traz consigo o desafio de viver em comunidade e expandir essa comunidade na direção de nossas aspirações e sonhos".

Após seu discurso, o governador abriu o sarcófago onde repousam os supostos restos do almirante Cristóvão Colombo.

Historiadores concordam que Colombo morreu em 20 de maio de 1506 em Valladolid (Espanha) e que, seguindo seu expresso desejo, foi enterrado na catedral de Santo Domingo.

No entanto, em 2006, o pesquisador José Antonio Llorente, do Laboratório de Identificação Genética da universidade espanhola de Granada, disse que os restos conservados na cidade espanhola de Sevilla são os de Colombo.

Esses resultados não são reconhecidos pelo governo dominicano. EFE

mf/rsd

(foto)