Entretenimento

"Não respeito o mundo russo de Putin", diz vencedora do Nobel de Literatura

08/10/2015 11h25

Moscou, 8 out (EFE).- A bielorrussa Svetlana Alexievich afirmou nesta quinta-feira, em sua primeira aparição pública após ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, que não sente respeito pelo mundo russo do ex-líder soviético Josef Stalin e do atual presidente Vladmir Putin.

"Respeito o mundo russo da literatura e da ciência, mas não o mundo russo de Stalin e Putin", disse a escritora durante uma entrevista coletiva retransmitida ao vivo pela internet.

Alexievich, que chegou à entrevista no carro do embaixador sueco, se mostrou agradecida pelo prêmio perante dezenas de jornalistas que a aguardavam na sede do PEN Internacional da capital bielorrussa.

"Também não gosto desse 84% de russos que quer matar ucranianos", acrescentou a escritora que nasceu em 1948 no oeste da Ucrânia.

Além disso, Alexievich se mostrou convencida que, com sua campanha de bombardeios na Síria, Putin está levando seu país a um "segundo Afeganistão".

A Guerra do Afeganistão, acontecimento que precipitou a desintegração soviética, é o cenário de seu livro "As meninas do zinco" (1989), escrito do ponto de vista dos veteranos e das mães dos caídos no país centro-asiático.

A escritora declarou ainda que ama "muito" a Ucrânia e lembrou que participou na revolução que aconteceu no ano passado em Kiev e derrubou o então presidente, Viktor Yanukovich.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo