Entretenimento

Restauração do mármore do Taj Mahal levará pelo menos nove anos

30/09/2015 11h26

Nova Délhi, 30 set (EFE).- Os trabalhos de restauração do mausoléu indiano Taj Mahal, um dos monumentos mais visitados do mundo, para eliminar o tom amarelo provocado pela poluição e que pretende recuperar o brilho de seu mármore branco levarão pelo menos nove anos.

O jornal "The Times of Índia" recorreu à lei de Transparência para obter informação do governo que revela que o Serviço Arqueológico da Índia (ASI) necessitará de quase uma década para devolver ao monumento da cidade de Agra seu antigo esplendor.

O ASI começou uma nova restauração do Taj Mahal no ano passado com uma máscara dede argila arenosa, baseada em um cosmético tradicional que elimina manchas e que é aplicado ao mármore deixando-o secar durante uma noite.

Além disso, o tratamento de argila terá que ser repetido a cada 6 ou 7 anos para que a poluição não afete o monumento, segundo os dados divulgados hoje no "The Times" of Índia.

Este tratamento foi aplicado nas restaurações anteriores em 1994, 2001 e 2008, sem que o complexo tivesse que fechar ao público.

As autoridades de Agra proibiram no início de ano a queima de estrume de vaca empregado como combustível para reduzir a poluição que amarela o Taj Mahal.

A queima deste combustível tradicional é punível com multa e as autoridades da cidade estão promovendo o emprego de gás, tanto no uso doméstico como para veículos.

Revestido de mármore branco e pedras preciosas que mudam de cor com a passagem das horas, o mausoléu foi levantado por 20 mil trabalhadores durante 22 anos (1631-53) como homenagem do imperador mogol Shah Jahan a sua falecida esposa favorita Mumtaz Mahal.

O monumento foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo