Topo

Designer brasileiro assessora artesãos peruanos para feira de decorações

26/09/2015 19h22

Lima, 26 set (EFE).- O designer brasileiro Marcelo Rosenbaum assessorou 180 artesãos peruanos na criação de 90 peças de decoração que estarão expostas na próxima edição da feira de design Casacor, em Lima, informou neste sábado o Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur).

Os artesãos procedem das localidades de Narihualá, na região nortista de Piura, na fronteira com o Equador; de Lamas, na região amazônica de San Martín; e Quinua, situada em Ayacucho, na região dos Andes do sul do Peru.

Entre as peças elaboradas se destacam as de cerâmica, joalheria, madeira e pedra talhada, entre outras, que serão exibidas ao público em um espaço de 80 metros quadrados condicionados especialmente para a ocasião dentro da Casacor.

Rosenbaum afirmou que o encontro com os artesãos em suas localidades de origem lhe permitiu compartilhar suas técnicas e conhecimentos para "desenvolver uma coleção inovadora e contribuir para elevar os padrões de qualidade das peças, sem perder a identidade cultural popular própria dos desenhos".

O designer brasileiro destacou a riqueza do conhecimento, da cultura e da tradição da América Latina, e ressaltou que o artesanato permite mostrar a memória de um povo.

A Casacor será realizada na capital peruana entre os dias 1º de outubro e 8 de novembro e pela primeira vez abrigará peças de artesãos peruanos, que foram capacitados e promovidos pelo Mincetur. EFE

fgg/rsd