Topo

Rock in Rio dá início à edição de 30 anos

18/09/2015 18h00

(Corrige título e lead).

Rio de Janeiro, 18 set (EFE).- O Rock in Rio abriu nesta sexta-feira a sua 14º edição com o rock suave da banda Dônica, com "participação especial" de Tom Veloso, filho de Caetano Veloso e principal compositor, mas que não costuma atuar nos shows do próprio grupo.

O som ecoou exatamente às 15h10, uma hora e dez minutos depois da abertura dos portões, em um dia que se estenderá pelo menos até às 2h da manhã de sábado e que terá ainda The Script, One Republic e Queen no palco principal.

A entrada ao público foi liberada às 14h com um espetáculo de fogos e a já tradicional correria dos espectadores mais ansiosos em direção aos palcos e às filas das atrações mais procuradas, como a tirolesa e a montanha-russa.

Já dentro do local, o público procurava se abrigar do sol e do calor de 35 graus na Cidade do Rock nas poucas sombras existentes nos 150 mil metros quadrados.

Este primeiro dia, dos sete que terá o evento, será o mais nostálgico e dedicado às três décadas de história festival e a alguns de seus shows mais memoráveis.

A apresentação mais esperada de hoje é a da banda britânica Queen, que protagonizou a apresentação mais marcante da primeira edição do festival, em 1985.

Desta vez, no entanto, o Queen sobe ao palco com o vencedor do "American Idol" de 2012, Adam Lambert, no vocais, no lugar do falecido Freddie Mercury.

A programação de hoje também tem uma apresentação dos melhores momentos dos últimos 30 anos do Rock in Rio, com a participação de cantores de várias bandas nacionais e também está programada uma homenagem à cantora Cássia Eller, que morreu em 2001.

A noite terá ainda o rock irlandês do The Script e o pop rock americano do One Republic.

Nos sete dias de evento, divididos em dois fins de semana, a Cidade do Rock vai receber 150 bandas e espera ter público total de 500 mil pessoas.

Entre outros cantores e grupos, passarão pelo palco principal Rihanna, Kate Perry, Metallica, System of a Down, Elton John, Paralamas do Sucesso e Lulu Santos.

Esta é a 14ª edição do festival e a sexta no Rio de Janeiro, já que já passou por Madri, Lisboa e Las Vegas. Segundo a organização, mais de 7 milhões de pessoas assistiram a 1.274 artistas em todas as edições do evento.