Topo

Cinema brasileiro se destaca na abertura de festival luso de temática gay

18/09/2015 13h15

Lisboa, 18 set (EFE).- Filmes e produtores brasileiros ocupam um lugar destacado na 19ª edição do festival internacional de temática homossexual "Queer Lisboa", que começou nesta sexta-feira e terminará no dia 26 de setembro, informou a organização.

O filme "Praia do Futuro", do diretor brasileiro Karim Aïnouz (Fortaleza, 1966), inaugura a programação com o comparecimento do próprio diretor.

Desde hoje, até o dia 16, serão exibidos 76 filmes, procedentes de 34 países.

Durante o festival, estarão os produtores brasileiros Filipe Matzembacher (Porto Alegre, 1988) e Márcio Reolon (Porto Alegre, 1984) para apresentar o filme "Beira-Mar" (Brasil, 2015), assim como Tavinho Teixeira (João Pessoa, 1965), com seu longo "Batguano", na seção Queer Art, que neste ano será competitiva.

O também brasileiro Gustavo Vinagre (Rio de Janeiro, 1985), na oficina "Ver ou não ver, eis a questão", onde serão discutidos os limites da representação do sexo explícito.

Será projetado, além disso, "Nova Dubai" (Brasil), filme de Vinagre que aborda a utilização do sexo como arma política contra a especulação imobiliária.

Em sua 19ª edição, o Queer Lisboa conta com um programa heterogêneo, com um olhar mais ampla que inclui diferentes contextos sociopolíticos.

São temas de preocupação desde a crise econômica e política na Grécia, até o estigma do infectado do vírus da Aids.