Entretenimento

Balé de São Paulo mostrará em Montevidéu a força da dança no Brasil

12/09/2015 19h30

Montevidéu, 12 set (EFE).- O Balé da Cidade de São Paulo mostrará na próxima segunda-feira e terça-feira em Montevidéu, sob a direção de Iracity Cardoso, a força da dança contemporânea do Brasil.

Trata-se da primeira vez que esta companhia atua no Uruguai, onde apresentará um espetáculo vibrante, comovente e profundo realizado por três coreógrafos, um deles o espanhol Cayetano Soto, informaram neste sábado fontes do Auditório Nacional do Sodre.

Soto se formou no Instituto de Teatro de Barcelona e no Real Conservatório da Holanda e desenvolveu sua carreira profissional em companhias como o Balé Teatro de Munique e o Balé de Flandres.

Nesta ocasião, a coreografia de Soto que representará a companhia brasileira é "Uneven", cujo fio motor é a indagação sobre o estado mental e os altos e baixos de seu autor.

As outras duas coreografias do balé de São Paulo no Auditório Nacional do Sodre são "Abrupto", de Alex Soares, representante da nova geração de coreógrafos brasileiros, e "Cantata", do italiano Mauro Bigonzetti, considerado um dos criadores mais significativos do panorama cênico internacional contemporâneo.

Criado em 7 de fevereiro de 1968 com o nome de Corpo de Baile Municipal, o Balé da Cidade de São Paulo surgiu para acompanhar as óperas do Teatro Municipal e se apresentar com obras de repertório clássico.

Sob a direção de Antonio Carlos Cardoso, Iracity Cardoso e Marilena Ansaldi, em 1974 a companhia decidiu se concentrar no balé contemporâneo, perfil que mantém atualmente após ter desenvolvido uma trajetória na qual marcou época na dança sul-americana por suas inovações na linguagem e na expressão desta disciplina cênica.

Sua carreira internacional começou com um convite da Bienal da Dança de Lyon (França), em 1996. Desde então suas excursões pela Europa e América foram muito valorizadas pelo público e a crítica. EFE

pddp/ff

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo