Topo

Artistas cubanos protagonizam provável última exposição da Casa Daros

12/09/2015 14h58

Rio de Janeiro, 12 set (EFE).- Um grupo de 15 artistas cubanos protagoniza a partir deste sábado uma exposição formada por 140 obras, que provavelmente será a última da Casa Daros, no Rio de Janeiro, devido ao fechamento de suas portas previsto para o mês de dezembro.

Sob o título "Cuba - Ficción y fantasía", a mostra exibirá até o 13 de dezembro a diversidade da arte desse país, cuja história recente esteve marcada pelo sistema de governo, o embargo e sua precária situação econômica.

Estes são precisamente os temas centrais abordados por uma mostra composta por obras que foram adquiridas ao longo dos últimos 15 anos pela Coleção Daros, que possui um dos mais importantes acervos de arte contemporânea na América Latina.

As obras expostas neste edifício de estilo neoclássico do século XIX, que se transformou nos últimos anos em um dos epicentros culturais do bairro de Botafogo, foram criadas entre 1975 e 2008 por artistas que, em sua maioria, vivem e trabalham em Havana.

Nesta exposição será possível apreciar os trabalhos eminentemente sociopolíticos de Lázaro Saavedra, René Francisco e Tonel; os vídeos de Javier Castro, que pretendem mostrar com engenho as distintas rotinas da ilha, e as radicais performances de Ana Mendieta e Tania Burguera.

O futuro da Casa Daros, cuja criação requereu um trabalho de restauração que durou mais de seis anos, segue incerto, já que existem diversas iniciativas que tentam viabilizar um projeto lastrado por seus elevados custos de manutenção.

A Casa Daros conta com um acervo de arte contemporânea latino-americana composta por mais de 5.000 obras de consulta, entre livros de arte, jornais e material educativo.

O centro cultural possui ainda um auditório para 100 pessoas, um pátio que serve de plateia para a exibição de filmes ao ar livre, um restaurante, uma cafeteria e uma loja.