Topo

Salman Rushdie brinca com o mundo da ficção científica em seu novo romance

04/09/2015 23h58

Nova York, 4 set (EFE).- Salman Rushdie quis mostrar em seu novo romance a paixão que sente pela ficção científica e o mundo mágico, com um relato que inclui os amores do filósofo Averroes, segundo disse em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal "The New York Times".

A obra, "Two Years Eight Months and Twenty-Eight Nights" ("Dois anos, oito meses e 28 noites", em tradução livre), se inspira nesse filósofo e médico andaluz, a quem o pai do autor admirava, em uma trama que ao longo do romance se desenvolve em cenários da Espanha e Nova York, onde vive o escritor.

"Quando era criança era viciado em ficção científica. Foi um dos meus primeiros interesses como escritor e levei um longo período para voltar a isso. Além disso, foi uma reação a escrever minhas memórias", afirmou o escritor na entrevista ao "NYT".

Seu relato começa na Espanha do século XII, com Averroes se apaixonando sem perceber por uma bela mulher, Dunia, e depois se transfere a Nova York, em um futuro próximo, onde seus descendentes descobrem que têm poderes especiais.

O autor de obras como "Versos satânicos" e "Filhos da Meia-Noite" declarou na entrevista que, após ter dedicado dois ou três anos a sua autobiografia, no final "estava doente de tanta verdade".

Em seu romance, Rushdie também aborda o debate entre a verdade e a fé, mas também há presença da mitologia e do politeísmo, apesar de ser um ateu.

"As ideias são interessantes para mim e as religiões são o lugar onde as ideias estiveram sutilmente representadas por milhares de anos. Toda a literatura começa como sagrada escritura", opinou o autor britânico de origem indiana..

Com este romance Rushdie também homenageia o mito de Sherazade de "As Mil e Uma Noites", sobre a qual disse ser "uma das figuras imortais da literatura".

"Como não apaixonar-se por alguém que civilizou gente selvagem contando-lhes histórias?", comentou.