Topo

Festival de Veneza apresenta material inédito e versão restaurada de Amarcord

04/09/2015 15h06

Veneza (Itália), 4 set (EFE).- A versão restaurada de "Amarcord", uma das obras-primas do diretor italiano Federico Fellini e ganhadora do Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 1975, e material inédito do filme serão apresentados amanhã, sábado, em premiére mundial no Festival de Veneza.

Participaram do projeto a Cinemateca de Bolonha e o site italiano de venda online Yoox, explicou a empresa italiana em comunicado.

Esta será uma oportunidade para os fãs de Fellini redescobrirem uma de suas joias cinematográficas mais conhecidas e desfrutarem dela com melhor qualidade de imagem.

Além disso, junto com a versão restaurada também será apresentado material inédito, editado pelo diretor italiano Giuseppe Tornatore.

Serão dez minutos de montagem extra, cenas, imagens sem áudio, audições e conteúdo nunca antes visto que foi selecionado entre mais de 30 horas de negativos que não foram utilizados.

O projeto de restauração foi realizado no Laboratório L'Immagine Ritrovata, partindo do negativo original escaneado em resolução 4K.

O diretor de fotografia Giuseppe Rotunno, responsável pelas imagens de "Amarcord", também acompanhou o processo, e verificou a qualidade da fotografia e a fidelidade em relação à obra original.

Também colaboraram a prefeitura de Rimini, no leste da Itália, a Warner Bros e a Cristaldi Filme, que participou da realização do filme em 1973.