Topo

Entretenimento

Orden San Juan de Dios recebe Prêmio Princesa das Astúrias

02/09/2015 09h02

Oviedo (Espanha), 2 set (EFE).- A Orden Hospitalaria San Juan de Dios, uma das maiores organizações internacionais de cooperação sem fins lucrativos, foi agraciada nesta quarta-feira em Oviedo com o Prêmio Princesa das Astúrias, na categoria Concórdia.

A instituição católica fundada em Granada em 1593, atualmente tem 350 centros distribuídos em 53 países, conta com mais de mil irmãos, mais de 55 mil profissionais e 9 mil voluntários que atendem cerca de 27 milhões de pessoas anualmente nas áreas social e de saúde.

Nos últimos anos, ajudaram às vítimas do terremoto no Peru (2007), do tufão Yolanda nas Filipinas (2013) e às mais vulneráveis da crise econômica na Espanha. Além disso, desenvolveu um importante papel durante a epidemia do ebola angariando fundos para a adequação das áreas de isolamento e a aquisição de materiais.

A Fundação Princesa das Astúrias ressaltou o trabalho da Orden San Juan de Dios para a reabertura de hospitais na África, a formação de profissionais sobre protocolos de segurança frente ao ebola e a assistência às famílias em quarentena com apoio psicológico e a distribuição de alimentos e remédios.

O grupo, que em janeiro deste ano recebeu o Prêmio Cidadão Europeu do Parlamento Europeu, foi indicado pela professora Marta Elvira Roja, membro do júri do Prêmio Princesa das Astúrias de Ciências Sociais e venceu 27 concorrentes.

A Fundação Princesa das Astúrias ressaltou que a instituição mantém sua eficiência assistencial com a atualização constante das estruturas e o fomento à pesquisa, além de formação médica e social. EFE

gv/cdr

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento