Entretenimento

Em Liverpool, semana beatle começa com destaque para bandas brasileiras

27/08/2015 17h32

Liverpool, 27 ago (EFE).- Músicos brasileiros aparecem entre os principais destaques da edição deste ano do International Beatleweek, festival em homenagem aos Beatles que começa nesta quinta-feira, em Liverpool, cidade Natal do grupo mais popular da história do rock n' roll.

Veteranos, novatos, jovens que acabaram de entrar na casa dos 20 e senhores com a cabeça branca marcam a impressionante diversidade dos artistas brasileiros que atravessaram o Atlântico para homenagear a obra de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Ao todo, o Brasil está sendo representado por sete bandas no festival, número inferior somente ao dos anfitriões ingleses.

No grupo dos mais experientes estão os capixabas da Clube Big Beatles, que neste ano faz sua 21ª participação consecutiva no festival, com uma homenagem especial a McCartney. "Em seu show em Vitória (ES), no ano passado, Paul nos deu a honra de receber toda a banda. Então não tínhamos como fazer algo diferente. Quantas bandas de tributo aos Beatles podem se vangloriar de ter sido recebidas por Sir Paul McCartney? É algo único", disse o percussionista Edu Henning, fundador do grupo.

Do outro lado da moeda estão as jovens da BGirls, uma banda formada exclusivamente por mulheres com pouco mais de 20 anos que saiu de Campinas para realizar o sonho de se apresentar na cidade que testemunhou o nascimento do maior fenômeno da música ocidental.

"Quando começamos a banda, cinco anos atrás, nem imaginávamos a possibilidade disso acontecer com a gente. Agora, com o início da Beatleweek, um filme passa em nossas cabeças, com cenas de tudo o que já vivemos. Esta é a realização das nossas vidas", afirmaram Juliana Milasseno e Marina Tavares, guitarrista e baixista, respectivamente, do grupo paulista.

Proprietário do lendário Cavern Club e organizador da semana beatle em Liverpool, o empresário Bill Heckle credita o sucesso dos artistas brasileiros à originalidade no momento de homenagear o legado deixado por John, Paul, George e Ringo.

"Muitos grupos chegam a Liverpool com a proposta de reproduzir fielmente o que os Beatles fizeram em estúdio. Os brasileiros não são assim. Eles fazem uma leitura diferente das músicas, colocam sua identidade, suas influências. Por isso a presença das banda do Brasil é tão valorizada, tanto por nós, da organização, quanto pelo público. Eles têm sempre algo diferente e espetacular para mostrar", contou Heckle à Agência Efe.

A criatividade brasileira é tão latente que até as barreiras geográficas são superadas para homenagear os Beatles. Já veterana no festival, a banda Starclubbers é composta por brasileiros que não podem se dar ao luxo do tradicional ensaio semanal na garagem do baterista. São quatro integrantes, cada um vivendo em um país.

"É muita conversa via internet, e a gente sempre encontra tempo suficiente para dar uma ajeitada nas músicas. Perdemos um pouco em entrosamento, mas ganhamos em energia. Isso parece ser suficiente para o público", destacou o guitarrista Fernando Duarte, que vive na Inglaterra, enquanto seus companheiros de palco estão espalhados por Alemanha, Holanda e, claro, o Brasil.

Completam a participação brasileira no International Beatle Week deste ano os mineiros da Yesterdays e 3 Of Us, e os cariocas da Blue Beetles e Calangles Rock Band. O festival, que acontece até a próxima terça-feira, reúne bandas de 20 diferentes nacionalidades e deve levar a Liverpool milhares de fãs dos Beatles de aproximadamente 40 países diferentes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo